domingo, 12 de fevereiro de 2017

Encontro com os Enc. de Educação - “LENDO EM FAMÍLIA: LER PARA SER”


Mais um encontro de pais e encarregados de educação teve lugar no Centro de Recursos Educativos (CRE) da nossa escola, no dia 24 de novembro, pelas 18h30, no âmbito do projeto “Lendo em família: Ler para Ser”.

Apesar do grupo não ser muito numeroso, não deixou de ser interessante a temática abordada: a leitura e a partilha de ideias transmitida pelos encarregados de educação e respetivos educandos.

As professoras coordenadoras do projeto iniciaram a sessão referindo, aos encarregados de educação que não estiveram presentes na 1ª sessão, os objetivos do projeto, atividades que pretendem desenvolver e os benefícios da leitura, que passamos a enumerar: viajar sem sair do lugar; crescimento pessoal; transmissão de conhecimentos; aumento vocabular e o estímulo à escrita e à criatividade; desenvolvimento do sentido crítico.

Fez-se uma breve abordagem ao Plano Nacional da Leitura e à sua importância e às Metas Curriculares, passando-se para uma parte mais prática, a audição de testemunhos, onde se pôde ver um vídeo com o testemunho do ator Diogo Morgado. Este testemunho permitiu a abertura ao diálogo, à partilha de ideias e pais e filhos puderam, espontaneamente, trocar impressões.

Outro momento muito interessante foi o das leituras. Tinha-se sugerido aos participantes que levassem para sessão, se quisessem, um livro ou um excerto de um livro, um texto que quisessem partilhar. As leituras foram muito interessantes e pôde-se apreciar o texto lido, ouvir a leitura para mero deleite.

Divulgou-se a criação de “10 direitos inalienáveis do leitor”, proposta sugerida na sessão anterior a partir do exemplo oferecido por Daniel Pennac, realizados por uma encarregada de educação e pela sua educanda. Aproveitou-se a oportunidade para se propor a mesma atividade aos outros encarregados de educação presentes.
Foi, entretanto, solicitado aos encarregados de educação que fizessem a avaliação da sessão e que a enviassem pelos seus educandos.

Para terminar, não faltou um momento de convívio entre todos os presentes, sob o ambiente da época festiva que se aproxima.

Resta registar um enorme agradecimento à professora bibliotecária por todo o seu apoio nesta atividade.

As professoras do projeto: Lígia Pereira e Paula Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário